Por que o corpo humano é condutor ? E a água ?

Em primeiro lugar, a água pura em si ( H2O ) não é uma condutora de eletricidade.O corpo humano é relativamente bom condutor de eletricidade por causa da multiplicidade de compostos químicos que possuímos, inclusive água não pura, quando a água entra em contato com o nosso corpo, ela já virá uma condutora de eletricidade, devido aos sais que temos na superficie da nossa pele. A condição de condutividade de uma determinada matéria é relativa aos elétrons de valência. Os metais são condutores de energia elétrica porque possuem ionização positiva, ou seja, faltam elétrons em sua camada de valência, e que, após uma excitação elétrica – isto é – quando são submetidos a uma diferença de potêncial elétrico – permitem um fluxo de elétrons que preenchem a sua camada de valência, fazendo aparecer a corrente elétrica.

Podemos então concluir que a água em si, não é uma condutora de eletricidade. E que nosso corpo é sim, um bom condutor de eletricidade.

Um exemplo disso, é o Gerador de Van de Graaff, que tem várias funções, e em algumas apresentações de física são usados pequenos destes geradores para arrepiar o cabelo da pessoa. A eletricidade passa pelo corpo da pessoa e vai até o cabelo, logo eles se repelem por terem a mesma energia.

About these ads

Sobre Plluis

Plínio Luis Pereira Lopes, só mais um blogueiro nessa interwebs.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Imagens, Textos, Vídeos e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s